Fios de Ovos
Segundo vários autores parece que os fios de ovos nasceram no Mosteiro de S. Bento da Ave-Maria, do Porto, de onde surge a primeira receita. Este mosteiro foi fundado em 1518 sob a tutela de D. Manuel e povoado com freiras beneditinas.
Os fios de ovos tiveram vários nomes ou formas de serem designados. Também se chamaram ovos em fio, ovos de fio, ovos reais, ovos de aletria ou aletria de ovos.
Esta iguaria é utilizada como enfeite ou guarnição de pratos doces e salgados. Esta delícia viajou pelo mundo e fixou-se, também, como tradição noutras paragens.
AEspanha também tem forte tradição no consume de fios d’ovos, sendo que têm por hábito acompanhar pratos salgados como fiambre ou presunto. No Brasil é costume servi-los com frutas em calda juntamente com o peru de Natal.
Mas este doce foi mais além e há uma variante japonesa do prato servida em rolos chamada “keiran somen” e até na Tailândia a receita tornou-se popular, onde é conhecida pelo nome de “Kanom Foy Tong”. De acordo com as fontes os fios de ovos foram levados para o Oriente por mão de Maria Guiomar Pina, uma luso descendente nascida na Tailândia e a residir no Japão, durante o Séc. XVII.
Fios de Ovos da Ovimafra
A Ovimafra baseou-se na receita tradicional para confeccionar os seus fios de ovos.
Este produto tem uma receita muito peculiar em que utilizando um funil próprio vão-se deitando as gemas sobre uma calda de açúcar e que se submetem a uma cozida ligeira e com a ajuda de uma escumadeira, vão-se retirando os fios que se colocam sobre uma grelha para escorrem.
Uma verdadeira iguaria para apreciar em todos os momentos, venha conhecer os da Ovimafra, como os embalamos, como os seleccionamos e como os colocamos à sua disposição para os poder desfrutar: