pudim molotof

Qual é a origem do pudim Molotof?

Diz-se que o nome original do pudim Molotof é «Malakoff» e está relacionado com a guerra da Crimeia que decorreu em 1854 e 1855.

Malakoff é o nome de uma fortaleza que protegia a cidade de Sebastopol. O general francês Aimable Jean Jacques Pélissier tomou esta fortaleza e recebeu o título de duque de Malakoff.

O Malakoff seria uma sobremesa dos tempos de guerra na Europa, numa época em que a doçaria portuguesa preparava este pudim para aproveitar as claras que sobravam das receitas que levavam originalmente muitas gemas, característica típica da doçaria da época.

Molotof ou Molotov?

A semelhança do nome Malakoff com nome de um político soviético russo Viatcheslav Mikhailovitch Molotov, nome que baptizou o cocktail  molotov, arma química incendiária muito utilizada em guerrilhas e manifestações urbanas.

A associação de seu nome com essa bomba caseira deve-se a sua declaração durante a Guerra de Inverno, de que os soviéticos não estavam a bombardear cidades finlandesas, mas sim largando alimentos.

As bombas russas então foram apelidadas de “cestos de pães de Molotov” e as bombas improvisadas usadas pelos finlandeses contra dos russos de cocktails Molotov.

Devido a parecenças de nomes o povo português passou a designar também esta sobremesa por «pudim Molotov».

Gostaria de saber mais sobre o Molotof da Ovimafra? 

Então visite a nossa página sobre o nosso Molotof!

Molotof