Ovos – Constituição e benefícios dos ovos

ovos

Os ovos são um dos mais comuns e versáteis ingredientes utilizado na cozinhas, sendo igualmente importantes em muitos ramos da indústria alimentar.

Os ovos de galinha são utilizados nas mais variadas iguarias, doces ou salgadas, incluindo muitos produtos de pastelaria. Os métodos mais comuns de preparação dos ovos incluem, ovos mexidos, estrelados, cozidos, escalfados e omeletes!

Também podem ser comidos crus, o que não é recomendado a pessoas susceptíveis a salmonelose, como é o caso de idosos e grávidas.

A Gema

Além disso, a proteína do ovo cru está bio disponível apenas 51%, enquanto no ovo cozinhado está aproximadamente a 91%, ou seja, a proteína do ovo cozinhado é quase duas vezes mais absorvível que a proteína dos ovos crus. Como ingrediente, a gema é um importante emulsionante na cozinha, e também são usadas como espessante em cremes.

A Clara

A clara contém proteína, mas pouca ou nenhuma gordura, e pode ser usada separadamente da gema. As proteínas da clara de ovo permitem preparar pratos espumosos e fofos, podendo ser batidas até obter uma consistência fofa e leve, e são muitas vezes usadas em sobremesas como merengues e mousses.

A Casca

A casca do ovo é por vezes utilizada como aditivo alimentar pelo seu teor em cálcio. A cor da casca dos ovos, branca ou castanha, é uma característica genética relacionada com a raça da galinha e não tem nenhuma relação com a qualidade seja nutritiva ou gastronómica.

Ovo, um Alimento Saudável

Os ovos são habitualmente considerados um alimento saudável, completo e de boa digestão, além do seu elevado valor nutritivo, o seu valor energético está em cerca de 160 calorias por cem gramas.

O ovo é rico em proteínas (12%), que possuem todos os aminoácidos essenciais em concentração e proporções equilibradas. Com efeito, a proteína do ovo, a albumina é considerada como a proteína padrão ou de referência para comparar o valor nutritivo das proteínas de outros alimentos.

Possuem vitaminas do complexo B, A e D (esta localizadas exclusivamente na gema, por serem vitaminas lipossolúveis). O consumo de um ovo por dia, aproxima-se em 40% das necessidades diárias de biotina (B7), vitamina necessária em variadas funções orgânicas; também cobre 20% de riboflavina (ou vitamina B2). Os ovos não possuem, quantidades significativas de vitamina C.

O ovo também contém alguns sais minerais, porém convém demonstrar que a quantidade de ferro do ovo é relativamente baixa. Outros componentes presentes no ovo são a colina, uma amina essencial que favorece o desenvolvimento do sistema nervoso central no feto e atribuem-se efeitos positivos sobre a memória.

Gostaria de saber mais sobre ovos da Ovimafra…

Ovos Natureza